19/06/12

Projeto "As cores do coração"

   Este projeto iniciou no mês de abril e envolveu as turmas do Maternal 2 A e B, 1 e 2 Períodos, com o objetivo de possibilitar vivências e atividades, a partir do estudo de imagens das obras do artista brasileiro Romero Britto e através de uma linguagem lúdica, capazes de promover e despertar valores como a amizade, a solidariedade, o respeito, o afeto e o amor ao próximo. De maneira que as crianças percebessem a importância destes valores na relação com o outro e no meio onde estão inseridas.
   Para trabalhar este tema, apresentamos para as crianças a linguagem da arte, que tem um papel fundamental na educação infantil, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis, emocionais e culturais. A arte está presente no cotidiano da vida infantil, onde ao rabiscar e desenhar, ao utilizar diferentes materiais, ao realizar pinturas, a criança pode utilizar-se de expressões artísticas.
   Sendo assim, entende-se que a arte tem a capacidade de despertar diferentes emoções. E as relações humanas envolvem estas emoções. Desta maneira, com este projeto nós buscamos atingir o universo sensível da criança, expandindo seu horizonte com novas experiências e despertando nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.
   Na turma do Maternal 2 "B" percebemos que o projeto chamou a atenção das crianças, que se envolveram intensamente nas rodas de conversa, nos momentos de música, de brincadeira, de contação de histórias e nas atividades artísticas de revisitação das obras do artista Romero Britto. Demonstraram criatividade e desenvolveram suas diferentes linguagens.
    A seguir, alguns registros do desenvolvimento do projeto, que teve sua culminância no dia 02 de junho, Dia da Família na Escola:

Imagem da obra "Maternidade".

Revisitação da obra "Um novo dia",
a partir de tampinhas de garrafa PET.
As crianças apreciam atividades
que envolvem a linguagem visual e a arte.
Maternal 2 B e sua revisitação da obra "Um novo dia".

Revisitação da obra "Coração de Crianças"
que decorou a entrada da nossa sala durante o projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário